Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

31 de março de 2006

Vô Varrendo, Vô Varrendo...

A cada movimento respiratório, partículas de poeira e outros contaminantes das vias aéreas chegam até a traquéia e os brônquios.
Felizmente essa região é “atapetada” por pequenos cílios que só têm uma direção: de baixo para cima.
Então é assim: a parede dos brônquios e da traquéia “produz” catarro para nossa proteção (umidificação, aprisionamento de agressores), esse catarrinho básico é levado até a laringe (a fronteira entre a via respiratória e a via digestiva) onde, sem percebermos, o engolimos diária e ciclicamente (acho que ouvi alguém dizendo: Ui, que nojo!).
Por este motivo, em situações comuns, não precisamos de grandes ajudas. Resfriados, gripes leves, aumentam a produção de catarro (alguns tipos de vírus induzem o organismo a produzir mais catarro do que outros), mas o organismo dá conta do recado: o movimento ciliar é aumentado*, substâncias irritantes provocam o mecanismo de tosse e, passados poucos dias, o problema está resolvido.
*Em idosos, portadores de fibrose cística, discinesia ciliar e condições genéticas como a Síndrome de Down, a função destes cílios é prejudicada. Fumantes (ativos ou passivos) em especial também têm cílios malfuncionantes.

Nenhum comentário: