Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

1 de março de 2006

Solta a Língua


“Língua presa”: uma dúvida muito freqüente. Precisa cortar? Vai dar problema pra falar?
A maioria das crianças com anciloglossia (termo médico para a situação em que o freio lingual é curto ou pouco móvel) não deverá ter maiores problemas, visto que o freio
costuma regredir e afinar.
Alguns recém-nascidos, no entanto, podem ter dificuldades para mamar ao seio. Os dois principais sintomas neste caso são: dificuldade da pega e dor no seio materno, além das alterações do freio lingual (os três principais aspectos da língua estão mostrados nas fotos do artigo do Pediatrics – vale o link : bordas da língua mais elevadas que o centro, na figura A; dificuldade para colocar a língua para fora da boca na figura B; e extremidade da língua voltada para dentro – formando um “V” - na figura C). Quando corrigido (pequeno corte chamado de frenulotomia), a melhora da sucção costuma ser evidente.
Em crianças mais velhas (por volta dos 3 anos de idade) a anciloglossia pode ser um fator de dificuldade de fala, principalmente para alguns tipos de letras. Um teste simples que os pais podem fazer é reparar se a criança mostra muita dificuldade para lamber um sorvete.
Outro problema que pode aparecer em casos severos é a alteração da arcada dentária (separação dos incisivos inferiores).
A frenulotomia costuma ser um procedimento com riscos mínimos para a criança, podendo ser feita inclusive sem anestesia em recém-nascidos e lactentes.

Nenhum comentário: