Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de março de 2006

Às Vezes Parecidos


A confusão é freqüente e, até certo ponto, normal.
A intolerância alimentar (a mais comum é a intolerância à lactose, que faz com que o leite cause sintomas desagradáveis como excesso de gases, “inchaço” no abdome, diarréia) pode ser traduzida como uma “má capacidade de digestão”, pela diminuição das chamadas enzimas (como a lactase, a enzima que digere a lactose, o açúcar próprio do leite).
A alergia alimentar é diferente, pois é provocada pela mobilização do exército imunitário, ou seja, a cada contato com o alimento (ou a fração do alimento), entram em ação os anticorpos que, para infelicidade do alérgico, reconhecem este alimento como um “inimigo”, desencadeando os sintomas.
São exemplos comuns a alergia ao leite de vaca (daí a confusão com a intolerância – no caso da alergia, os sintomas costumam ser mais “barra pesada”, como vômitos ou diarréia próximos à ingestão, dores fortes no abdome, lesões de pele extensas, sintomas respiratórios, etc.), ao ovo, ao amendoim, aos frutos do mar, aos corantes alimentares naturais e artificiais, etc.
Ambos podem melhorar com o passar do tempo (na alergia, porém, devemos ter muito mais cuidado no momento da reintrodução do alimento).

Nenhum comentário: