Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

7 de março de 2006

Inflamadão


Não bastasse a avalanche informativa que cai sobre a cabeça dos obesos (muitos indivíduos obesos alimentam-se mais de informação sobre a obesidade do que de comida), vou acrescentar mais uma – ominosa, ainda por cima:
O obeso pode ser chamado de um “inflamado” cronicamente.
Como mostra um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a obesidade é associada com o aumento de vários dos chamados marcadores inflamatórios (substâncias como as citocinas e interleucinas, que “disparam” reações inflamatórias pelo organismo - dentre outros lugares, nos vasos sangüíneos, contribuindo fortemente para a aterosclerose precoce, a hipertensão arterial e a diminuição da função dos rins vista nos obesos), além de leve aumento permanente na contagem de células do sangue também responsáveis pelas inflamações.
O mesmo estudo mostra que a perda de peso (neste caso com dieta com baixas calorias, apenas) leva à diminuição de quase todos os parâmetros inflamatórios.
(Um detalhe: no médio prazo, as próprias dietas – por induzirem a uma “defesa” do organismo – e os exercícios físicos extenuantes também causam este “estado inflamatório”. Daí um dos riscos de se “pegar pesado” no tratamento dos obesos: a soma de stress inflamatórios.)

Nenhum comentário: