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14 de março de 2006

Viajantes "D'escolados"


Muitas crianças viajam o tempo todo: visitam novas paisagens, conhecem novos amigos (alguns até meio esquisitos), descobrem novos idiomas, odores, sensações...
Isto tudo enquanto deveriam estar prestando atenção, na sala de aula!
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pode se manifestar de duas formas clássicas: como hiperatividade predominante, naquela forma bem conhecida das crianças extremamente agitadas e com pouco controle dos impulsos, e como desatenção predominante.
É nesta última forma que reside o problema do diagnóstico, pois crianças desatentas que não são agitadas podem representar um problema menor na sala de aula, a não ser para elas mesmas.
Os “diabinhos” hiperativos, não. São frequentemente encaminhados para psicopedagogos, pediatras, psicólogos para “ se emendarem”, visto que atrapalham a todos.
Ambos (hiperativos ou desatentos predominantes) e os casos mistos são classificados como portadores de TDAH (o subtipo é que varia). O tratamento também é muito parecido, notadamente em relação ao medicamento principal, o metilfenidato.
Interessante saber que mesmo crianças que não se encaixam nos critérios clássicos para TDAH – o diagnóstico é clínico, não baseado em exames – têm melhora do desempenho quando são muito desatentas e usam o metilfenidato, como mostra o artigo do AJP (American Journal of Psychiatry).

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