Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de março de 2006

Páginas Amarelas


É meio complicadinho, mas vamos lá:
As células vermelhas (hemácias ou eritrócitos) podem ser definidas como um “saco cheio de moléculas de hemoglobina”.
As hemácias duram em torno de 120 dias e, após este período, morrem, liberando a hemoglobina. A hemoglobina liberada se transforma no sangue em bilirrubina (como se fosse um “resto” molecular da hemoglobina, que vai ser jogado fora). Esta bilirrubina (chamada de indireta é, em altas concentrações, tóxica para o cérebro).
Através do sangue, a bilirrubina indireta chega ao fígado e é transformada em bilirrubina direta (pronta para ser eliminada pelo fígado para os intestinos: é a bilirrubina direta que vai dar o tom amarelado das fezes).
No recém-nascido, a icterícia (cor amarelada da pele) pode ser provocada pelo aumento da:
Bilirrubina indireta (mais comum) como na:
• maior quantidade de hemácias (normal ao nascimento), que é, então, destruída em excesso
• vida mais curta das hemácias (normal, até certo ponto)
• imaturidade do fígado do recém-nascido (também normal)
• presença de substâncias no leite materno que aumentam a produção de bilirrubina (icterícia de início após a primeira semana, benigna, mas que muitas vezes eleva muito a contagem da bilirrubina, podendo durar meses)
• incompatibilidade sangüínea (ABO ou Rh): anticorpos da mãe reagem contra o tipo sangüíneo diferente do filho, causando uma maior destruição de hemácias do que o normal (é a causa mais freqüente de tratamento hospitalar da icterícia).
• etc (são muitos – mas raros – os “etc”.)
Ou da Bilirrubina direta:
Causada por infecções no recém-nascido (que faz com que o fígado fique “paralisado” na eliminação da bilirrubina), hepatites neonatais, defeitos congênitos nas chamadas vias biliares (sistema de canais que drenam a bilirrubina para ser eliminada para os intestinos), etc. (também são muitos e raros estes “etc”.)
Complicado, né? Eu falei, eu falei...

Nenhum comentário: