Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

14 de janeiro de 2006

Raios!


Apesar das fortes evidências (como duas revisões extensas recentes, uma do Pediatrics, e outra do British Medical Journal) a respeito da pouca ou nenhuma eficiência – ou dos riscos - dos “remédios para cólica”, muitas vezes, quando confrontados com o choro intenso dos seus bebês, qualquer resquício de razão se evapora da cabeça dos pais.
No desespero do choro, muitas vezes eles recorrem a remédios perigosos (p. ex, diciclomina, que pode causar convulsões, apnéia ou coma, escopolamina, que muitas vezes piora a “cólica”, além dos efeitos no sistema nervoso), ou, com medo destes, aos remédios “naturais”.
Estes são muito usados justamente pelo apelo de que algo natural não faça mal algum.
Muitos dos chás usados normalmente para tratar problemas de saúde têm mais de cem componentes potencialmente ativos. Muitos deles interferem com a absorção de nutrientes ou medicamentos, além de a maioria destes componentes não terem seus efeitos no organismo conhecidos (mas, certamente, alguns componentes são tóxicos, cancerígenos ou “indutores”de manifestações alérgicas).
Além disto, assim como ocorrem com os medicamentos, volta e meia lemos algo a respeito dos problemas deste tipo de “remédio”, como o publicado no site do WebMD: sete bebês intoxicados pelo chá de anis estrelada (Ilicium), com sintomas como vômitos, movimentos anormais e convulsões.
Como diz um amigo meu, raio também é “natural”, e mata!

Nenhum comentário: