Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de janeiro de 2006

Das Tripas, Coração


Hiperativação autonômica.
Nome complicado.
Não é doença. É um fenômeno, muito interessante, freqüente em crianças (bem como em adultos).
O sistema nervoso autônomo é, poderíamos dizer, o "controlador" do funcionamento dos nossos órgãos internos (coração, vasos sangüíneos, vísceras). São nervos que atuam de forma praticamente independente da nossa vontade (daí o termo autônomo).
É ele, por exemplo, que faz nosso coração bater mais rápido e mais forte quando nos emocionamos. É ele também que faz algumas pessoas "se urinarem de tanto rir"!
Em muitas crianças com queixas de dores abdominais (ou dores musculares ou outras queixas) freqüentes, o funcionamento exagerado do sistema nervoso autônomo gera (ou piora) estes sintomas.
Ainda não existem exames para diagonsticar esta condição. Por isto muitas vezes estas crianças vão de médico em médico (e fazendo exames, alguns deles caros ou dolorosos) tentando comprovar algo que está "errado"!
Como fazer os pais entenderem o que está acontecendo?
É o desafio que os médicos muitas vezes enfrentam (com pouco sucesso, infelizmente).
Mais um detalhe: vários estudos mostram que um grande número destas crianças são "candidatas" a problemas de ordem psiquiátrica (depressão, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade) mais tarde. Deve-se, portanto, estar mais atento à elas.

Nenhum comentário: