Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de janeiro de 2006

-Mas Isto é Uma "Picassada" !


“Compartimentalização”.
Não vá ao dicionário, provavelmente a palavra não existe. Ainda. Mas se não existe, vai existir.
A Medicina, recentemente, meteu-se numa encruzilhada.
Quanto mais os conhecimentos se aprofundam, mais o ser humano tem sido tratado como compartimentos estanques. E não é exatamente por “culpa” dos médicos, não. Se há alguém para ser culpado, esse alguém é o “sistema”.
Sistema de ensino médico, sim. Mas também o sistema adotado pela própria sociedade. E pelo sistema de saúde, e pela mídia, etc...
Então é aquela história do sujeito ter uma dor no peito e ir buscar um cardiologista. Que faz todos os exames, nada constata, e encaminha para o pneumologista. Que também não identifica a causa (após vários exames), e manda para o reumatologista. Este, caso decida ser o penúltimo da lista, decide que o paciente talvez precise mesmo é de um psiquiatra. E por aí vai...
Os pacientes, desta forma, ficam sendo tratados como um quadro de Picasso (e muitas vezes, seus organismos – ou mentes - se transformam em algo parecido com as suas obras!).
Com isso, buscam-se cada vez mais os bons serviços da chamada “medicina alternativa” (não vou citá-las aqui por não querer ter minha página na Internet apedrejada!), que, desprezando conceitos “pouco importantes” como a fisiologia, bioquímica, biofísica, etc., tratam o ser humano intuitivamente, mas com o mérito inegável da estima pela sua essência.
Saída? A busca pela equação: conhecimento + individualização no atendimento (esta última requer tempo, valorização profissional, etc., cada vez mais difíceis hoje em dia).

Nenhum comentário: