Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

31 de janeiro de 2006

Páscoa o Ano Todo

ilustração"roubada" de http://www.strangecosmos.com/images/content/16365.JPG

Ovinhos escondidos pelos tapetes, em meio à mobília, nos brinquedos...
Não é somente na Páscoa que a brincadeira acontece.
Em países tropicais, pelo menos uma em cada cinco pessoas são portadoras de um vermezinho bem pequeno que gosta de passear pelas proximidades da região anal.
O oxiúro (ou enteróbio), apesar de incômodo pra muitas crianças (provocam coceira ou sensação de “mordida” na região anal, além de vaginites por germes comuns nas meninas, pelo fato de coçarem a região), não apresenta maiores riscos.
Muitas vezes a criança toma o remédio para vermes e, em curto espaço de tempo, volta a se contaminar (com os tais ovinhos, invisíveis a olho nu, que podem estar em toda parte – no próprio ânus da criança, inclusive - ou através da larva nascida dos ovos da região anal, que fazem “caminho contrário” para dentro do intestino).
Portanto, se o tratamento (recomendado para a família toda, pois adultos costumam albergar os vermes também) com mebendazol, albendazol, ou pirvínio não resolver o problema de forma definitiva em um ou dois ciclos, o melhor é relaxar mesmo (e aguardar uma oportunidade próxima – meses – para uma nova tentativa).
(observação: as larvas – do tamanho de pequenos pedaços de fio - são muitas vezes achadas ao se vistoriar a região anal das crianças nas primeiras horas do sono, à noite, mas... deixe pra lá, afinal, você não iria querer que fossem fazer isso com você também, não é mesmo?)

Nenhum comentário: