Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de janeiro de 2006

Casa de Ferreiro...



Já pensou se o oxigênio entrasse nos pulmões com uma pressão parecida com aquela dos misturadores do gás com o xarope da Coca-Cola?
(como a Coca não quis me dar patrocínio, pus a foto da Pepsi, só de raiva).
É, mas não é assim.
Por isto, apenas uma pequena parte do oxigênio que as células precisam diluem-se no sangue.
A maior parte do oxigênio é “carregada” pelas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) até as células que precisam dele.
Quando o número de hemácias é reduzido ou há pequena quantidade de hemoglobina (a molécula de dentro das hemácias, a verdadeira “carregadora” do oxigênio), temos a anemia.
E o que causa esta diminuição?
No caso das crianças, a causa mais comum é a diminuição do ferro na dieta, ou a sua perda (a chamada anemia ferropriva), como acontece no caso de crianças que se alimentam quase o dia inteiro de leite (o leite de vaca em excesso tanto é pobre fonte de ferro como causa pequenos “sangramentos”, não visíveis normalmente, que fazem uma pequena – mas importante – perda sanguínea com o passar do tempo).
O ferro faz parte da molécula da hemoglobina (então, se a hemoglobina é a molécula que “carrega” o oxigênio, o ferro poderia ser comparado ao “braço” da hemoglobina).
Portanto, o tratamento deste tipo de anemia visa à correção na alimentação (e às vezes somente isso é suficiente) e/ou a administração de ferro na forma de medicação, na maioria dos casos.
(Além da pesquisa de vermes que se alimentam do sangue do intestino).

Nenhum comentário: