Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de janeiro de 2006

Pro Lado, Pra Cima, Pra Baixo?


SIDS. Sigla em inglês que significa “Síndrome da Morte Súbita Infantil”. Um verdadeiro pesadelo, só de se pensar, para os pais de crianças até um ano de idade.
É, em países desenvolvidos, a causa mais comum de morte em crianças desta faixa etária.
A criança vai dormir bem e é tragicamente encontrada morta, sem causa anterior aparente para isto.
Apesar de muito estudada, não há certezas a respeito do motivo. Mas costuma acontecer mais frequentemente em crianças filhas de mãe fumante, em meses frios, em crianças que foram prematuras ou em famílias que já tiveram casos semelhantes. E, talvez o principal fator, dormir de barriga para baixo!
A maior incidência é, ao contrário do que poderia se pensar, dos 2 aos 4 meses. Aparentemente, nesta idade, a criança está numa fase de “transição”de aprendizado para se livrar de situações que provocam a falta de ar.
Uma pesquisa recente do Pediatrics sugere que os pais devam, além de cuidar do ambiente (como colocar sempre a criança para dormir de costas, evitar colchões, cobertores e travesseiros muito macios, evitar super-agasalhar as crianças, evitar fumar dentro de casa ou durante a gravidez, evitar ambientes muito frios ou super-aquecidos), “treinar” (somente sob supervisão!) os bebês, a partir de bem cedo, a evitarem situações de sufocação.
Como? Colocando seus bebês de bruços por algum tempo durante o dia (o que os americanos chamam de “tummy time”, algo como “tempo de barriguinha para baixo”) e, somente quando estão olhando as crianças dormirem, deixar que durmam alguns momentos de bruço, para acostumarem a “se defender”. *
*Quando a criança vira acidentalmente "de cabeça para baixo" ou puxa roupa de cama para cima dela durante o sono, os movimentos mais efetivos de defesa são, em primeiro lugar, virar a cabeça de lado e, em segundo lugar, levantar a cabeça. O menos efetivo é o "nuzzling" ("fuçar" com o rosto).

Nenhum comentário: