Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de janeiro de 2006

Mina



-Afinal, o que é uma sinusite, mesmo?
Primeiro, é bom saber que nem mesmo os médicos se entendem muito quanto à questão da sinusite.
Por quê?
Porque a sinusite costuma ter sintomas muito variáveis (que vão desde secreção nasal prolongada até dores de cabeça, perda do olfato e tosse; isto quando não complicada). Além disso, o diagnóstico, no caso da sinusite aguda, é clínico, ou seja, não
precisa de exames radiológicos e de laboratório na maioria dos casos. E por fim, há vários outros problemas de saúde que “simulam” sintomas de sinusite.
Sinusite, então, para definir de forma simplificada, é uma “infecção de dentro da(s) cavidade(s) do(s) osso(s) da face”.
Os ossos da face apresentam cavidades (“buracos”) no meio deles, para torná-los mais leves. Estas cavidades (os chamados seios da face - que, é claro, não são cavidades secas, são revestidos por uma grossa camada de células) muitas vezes “se entopem”, pois a secreção que se forma dentro delas drena para dentro do nariz por meio de um “furo” (óstio) no final de um pequeno “canal” (meato). Este entupimento favorece a multiplicação de germes, resultando nos sintomas de infecção.
Ei, acorda!
Meio complicado, né?
Vamos, então, para uma... Comparação esdrúxula!
Imagina uma mina (seio da face). Nesta mina, mineiros (bactérias) entram e saem tranquilamente. Agora, imagina que houve um acidente na entrada da mina, que fez com que a entrada fosse bloqueada.
Até que os mineiros consigam sair (digamos que eles vão sair), a pressão dentro da mina será enorme. Começará a faltar oxigênio dentro do ambiente, ânimos ficarão exaltados... Este “ambiente conturbado” (irritação, dor, “sujeira” acumulada, etc.) de dentro da mina é o equivalente da inflamação dentro do seio da face.

Nenhum comentário: