Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

5 de janeiro de 2006

"Camão", Baby. Pra Caminha !


Nunca a palavra “higiene do sono” foi tão importante.
Recordo-me do tempo em que eu era criança (mais de trinta anos, infelizmente) em que a televisão tinha hora pra começar (talvez o programa que eu mais tenha assistido na infância tenha sido uma tela parada com a figura de um indiozinho na abertura da TV Tupi) e pra acabar.
Hoje em dia, não. É TV (inclusive a cabo ou satélite) 24 horas, Internet, videogames, livros e revistas de todo tipo.
É informação que não acaba mais.
E informações são poderosos estímulos à atividade cerebral (e “viciam” também!).
E, muito por causa do excesso de informações (mas também por fatores como hereditariedade, tipos de alimentos ingeridos, etc.), vem a ansiedade associada. E ansiedade em seres “cheios de gás” como as crianças e adolescentes resulta em atividades físicas exageradas, muitas vezes no período noturno (próximo ao horário de ir para a cama).
O resultado disto tudo pode ser constatado facilmente: dificuldade para conciliar o sono, crianças irritadas facilmente, pais muito cansados (e também irritados).
O ato de dormir não é um ato passivo. Condições devem ser criadas para se permitir o relaxamento. Dentre outras: criação de ambientes mais calmos no período noturno (mesmo que meio “forçado”); restrição do uso de TV, videogames e Internet; limitação no uso de alimentos ou bebidas estimulantes (como a cafeína ou alimentos muito ricos em carboidratos simples); adoção de hábitos relaxantes (como agarrar-se a um boneco, no caso de crianças pequenas); e regularidade de horário.
Boa noite!

Nenhum comentário: