Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de fevereiro de 2006

Quebra-Coco


Dores de cabeça chamadas de primárias (não provocadas por doenças como sinusite, problemas visuais, tumores, etc.) respondem por cerca de 90% dos casos em crianças.
As enxaquecas, ao contrário dos que muitos pais costumam imaginar, são causas freqüentes de dor de cabeça em crianças (aproximadamente 5% das crianças e 10% dos adolescentes sofrem do problema).
Costumam ter outros casos na família, são dores normalmente com característica pulsátil (muitas vezes referidas como “marteladas” na cabeça pelas crianças), muitas vezes de um lado só da cabeça, podem se acompanhar de incômodos com luz ou sons, podem apresentar pródromos (sintomas preliminares como cansaço, bocejos, modificações no comportamento, vertigem, etc.), podem apresentar aura (alterações visuais próximas à crise de dor como pontos brilhantes, distorções no tamanho dos objetos) em 20% dos casos, podem durar até 48 horas, aproximadamente.
Digno de nota é o fato de que crianças muitas vezes apresentam somente sintomas abdominais (náuseas, vômitos, dores na parte superior do abdome, acompanhados muitas vezes de palidez, sem dor de cabeça) nas crises enxaquecosas.
Outra causa pouco menos freqüente, mas que pode estar associada com as enxaquecas, é a cefaléia (dor de cabeça) tensional (que há algum tempo atrás se imaginava que fosse mais comum que as enxaquecas), de localização nos dois lados da cabeça, quase nunca acompanhada de náusea ou vômitos, caracterizada mais como sensação de “aperto” na cabeça do que as “marteladas”.

Nenhum comentário: