Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

13 de fevereiro de 2006

Caldo de Galinha


Alguns medicamentos, quando aparecem, prometem uma “revolução” no tratamento de algumas patologias.
Assim tem sido com o tacrolimo.
Indicado principalmente para o tratamento da dermatite atópica, seu uso tem se estendido para outras situações como o vitiligo, com bons resultados.
O tacrolimo atua diminuindo a resposta imunológica local da pele, que no caso da dermatite atópica, encontra-se muito aumentada.
Precisamos, no entanto, ter cautela com as tais “revoluções” (um exemplo de medicação que a causou foi a talidomida, nos anos 60, com as conseqüências bem conhecidas).
No estudo que mostra a segurança do uso na edição de setembro do Pediatrics, algumas críticas devem ser feitas:
Muitos pacientes retiraram-se do estudo (alguns sem dar motivo, o que faz pensar que a ausência de efeito ou piora dos sintomas possa ter sido a causa), enfraquecendo seu poder.
Embora feito com casos leves e moderados de dermatite, 36% dos pacientes relatou reações adversas (que foram da piora das lesões até infecção de pele).
A comparação de efeito não foi realizada com o “grande concorrente” do tacrolimo, que são os corticosteróides, que, apesar dos riscos, continua sendo medicação importante no controle dos sintomas.
E por fim:
Mesmo com a recomendação do estudo de que a segurança é grande no uso em crianças, há relato de casos de câncer de pele e visceral com o seu uso (perigo mínimo com o corticóide – tópico, pelo menos).
Não deixa, com isso, de ser um avanço no tratamento desta dermatose, desde que usado com cautela.
(Uma boa lembrança do estudo é o alerta de que pomadas são preferidas em relação aos cremes nestes casos, pois a pomada impede a perda de líquido através da pele e não tem excipientes que podem ser mais um fator irritante).

Nenhum comentário: