Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de abril de 2006

Guerrinha


O que é uma “íngua”?
Além de artérias e veias, outros vasos (chamados de vasos linfáticos) se distribuem pelos tecidos do corpo, todos eles com fluxo direcionado ao coração*.
Dentre outras funções, eles levam germes de regiões infectadas (mesmo que dificilmente percebidas, como as pequenas feridas da pele) até a “próxima estação de defesa”, os linfonodos.
Estes linfonodos contêm células responsáveis pela eliminação dos germes. Quando a “guerra” entre germes (vírus, fungos ou bactérias) e as células de defesa torna-se mais “séria”, estes linfonodos crescem: são as linfadenites (termo médico) ou as “ínguas” (termo popular, mais utilizado para as linfadenites da região inguinal – a virilha).
Se as células de defesa ganham a “guerra”, há a melhora espontânea da “íngua”. Em alguns casos, no entanto, há a necessidade de tratamento com remédios ou drenagem cirúrgica.
*Por este motivo, as linfadenites são mais próximas do coração do que as infecções que as causaram (por exemplo, feridas nos pés provocam “ínguas” na região da virilha, feridas na cabeça provocam “ínguas” no pescoço).

Nenhum comentário: