Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

10 de abril de 2006

Algo a Mais


Pais que têm filhos de baixa estatura e mais ou menos sabem que a condição é familiar (pelo menos um dos pais, avós, ou outro parente próximo também com baixa estatura) deveriam entender que a mera busca de um tratamento implica em sofrimento.
A estatura, como muitos outros atributos, é comparativa: para que alguém possa ser considerado baixo é preciso que outros sejam considerados altos, é óbvio.
Daí se deve compreender que baixa estatura, em muitos casos (muito mais do que parte da mídia – médica, inclusive – quer dar a entender), não é doença, portanto não é algo tratável.
Investigável sim (para afastar doenças genéticas, endócrinas, nutricionais até), mas tratável, na maioria dos casos, não.
Novas pesquisas têm aparecido no sentido de se tentar elevar a estatura de crianças saudáveis com baixa estatura familiar, todas elas com resultados decepcionantes (se não em termos de estatura final obtida, pelo menos em termos de potenciais efeitos colaterais de longo prazo, além do que não há espaço para remédios baratos nesta área).
Por este motivo, pais inteligentes inculcam valores mais importantes do que alguns centímetros a mais nos seus filhos. A frase é atribuída a Napoleão (não estou certo, não estava lá), um “baixinho” como muitos outros vitoriosos (claro que até certo ponto):
“A grandeza de um homem se mede da sobrancelha para cima” (isto falado em francês deve soar melhor ainda).

Nenhum comentário: