Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de junho de 2006

Tem Fósforo Aí?


Antes da popularização do isqueiro (e da despopularização do cigarro) ouvíamos a pergunta o tempo todo na rua. (Lembro-me de ter sido indagado algumas vezes, mesmo sendo criança. Chance pequena para a maioria das crianças. Não para mim, um perigoso piromaníaco).
Mas, e o outro fósforo, aquele presente no nosso organismo, pra que serve?
É um dos sais minerais presentes na dieta, componente dos genes, do cérebro e do tecido nervoso (nestes locais, chamado de fósforo orgânico, combinado à outras moléculas).
O fósforo inorgânico (“puro”) representa a menor parte, a maioria combinada com o cálcio dos ossos. É este fósforo (o inorgânico) que é medido nos exames de laboratório. Nas crianças, costuma estar abaixo do normal nos casos de raquitismo (“ossos fracos”, mais frequentemente por deficiência de vitamina D).
-Mas o raquitismo não é por “falta de cálcio”?
O cálcio e o fósforo são como um casal apaixonado: querem viver juntinhos o tempo todo. Quando a vitamina D é pouca, o cálcio não “entra” no organismo (não é absorvido, “se perde” pelo intestino). E o fósforo vai junto.
Como o organismo se defende e acaba “roubando” cálcio dos ossos (pois o cálcio é essencial para muitas outras funções no organismo), os ossos enfraquecem. Por este motivo, a dosagem de cálcio no sangue dos raquíticos é muitas vezes normal.
Curiosidade: caso você pese cem quilos, um desses quilos é somente de fósforo (mais um e meio de cálcio)!

Nenhum comentário: