Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

13 de junho de 2006

Candace de Novo


Já falei aqui da minha admiração pelas idéias da neurocientista Candace Pert.
Uma de suas convicções (uma “Reichiana” molecular*, como gosta de se definir), baseada nas suas experiências, é de que devemos expressar os nossos sentimentos, e não reprimi-los, sob pena de alimentarmos doenças tão graves quanto o câncer.
Segundo ela, nosso corpo (e não nosso cérebro, apenas) é um “poço de emoções”. A maioria destas emoções não são expressadas ao nível da consciência (ou seja, nem nos damos conta de que elas existem, apenas as sentimos). É função do cérebro represar (ou selecionar) emoções que fluem a toda hora de outras partes do corpo.
Com o tempo, tendemos a nos tornar doentes pelo aprisionamento destas emoções.
Como resolver isto?
Através de métodos chamados de catárticos, que tradicionalmente se referem a terapias. Mas métodos mais simples e baratos de catarse (o popular “botar pra fora”) existem aos montes, como, por exemplo, a prática de esportes em que as emoções aflorem de uma maneira ou de outra, a própria assistência (torcida) por esportes, um carteado, ou até, às vezes, na falta de uma bola, um chute no cachorro (por favor, gente, este último é o único método não recomendado, até porque aí quem vai precisar de terapia é o próprio!).
* Como todo “seguidor” de Wilhelm Reich (teórico da psicanálise, discípulo de Freud), também ela parece meio maluquinha. Ninguém é perfeito.

Nenhum comentário: