Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de maio de 2006

A Maldição do "R"


Conta uma antiga lenda lá das terras de onde eu venho que um mercador, meio mágico, meio feiticeiro, ao ter sido destratado por alguns habitantes locais, teria lançado nesta população uma praga: todos os meses de maio* (antes lembrado apenas com belas datas, como “mês das mães”, “mês das noivas”, embora com objetivos um tanto quanto comerciais), terríveis vermes - enormes e deslizantes lombrigas, principalmente - atacariam os intestinos das indefesas criancinhas filhas da terra.
Desde então, na virada do referido mês, mães desesperadas acorrem aos Postos de Saúde, consultórios médicos, mas principalmente às farmácias (pobres farmácias, quase não dão conta de tantos pedidos!) na esperança de imunizar sua cria contra tão terrível imprecação.
*Mês que, atentem, não possui a letra “R” no nome, um detalhe fundamental na praga lançada pelo vingativo mercador.

Mas é claro que nós, dos tempos modernos da engenharia genética, da biologia molecular e de tantos outros avanços, não damos bola para estas lendas absurdas, não é mesmo?
Ei, espere, aonde você vai? À farmácia? Buscar um remedinho pra quê?
(A lenda continua...)

Falando mais sério, embora haja questionamentos nas práticas do uso periódico do “desverminante” (termo emprestado do uso animal) - até porque a infestação pelo verme mais perigoso (cisticerco, larva da tênia do porco) não costuma ser evitado por esta medida – o seu uso, em qualquer mês do ano, diminui problemas com verminoses mais comuns, como a ascaridíase.
Fundamentais, no entanto, são os hábitos de higiene como: lavar bem as mãos, comer somente frutas e verduras bem lavadas (algumas apresentam risco maior, como os morangos, por exemplo), evitar tomar água de fontes duvidosas (isto inclui o uso de gelo).

Nenhum comentário: