Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de maio de 2006

Dor? Duvido!



Infecções de ouvido (as otites, com presença de secreção e bactérias no ouvido médio, causando abaulamento da membrana timpânica) necessitam o uso de antibiótico, certo?
Não se pode dizer “Errado”, mas “Depende”.
E depende do que?
Da gravidade dos sintomas, da idade do paciente, da presença de algum risco de complicação, da condição imunológica do paciente (os lactentes amamentados por mais tempo costumam ser mais resistentes à infecção, por exemplo), da possibilidade de acompanhamento do paciente e, de novo, do uso freqüente ou não de antibióticos previamente.
Devemos lembrar que a famosa “dor de ouvido” não é diagnóstico de doença e pode ser apenas um sintoma, com melhora espontânea em poucas horas ou dias, principalmente em crianças – e ambientes – saudáveis.
A conduta vai também ser sempre dependente de o quanto o médico tem o seu paciente “na mão” (é claro que o médico do setor de emergência vai ser sempre mais propenso a utilizar o antibiótico – com chance maior de ir criando resistência bacteriana, com o uso repetido, como bem mostra estudo do ano passado – do que o médico conhecido do pequeno paciente).

Nenhum comentário: