Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de maio de 2006

É Gripe? Bene... Procura um Médico, Vai.


Um artigo do mês passado do jornal Pediatrics mostra o impacto que a gripe epidêmica (causada pelo vírus Influenza) pode ter na população pediátrica.
Dos 160 casos diagnosticados no estado da Califórnia, em dois anos diferentes investigados (nos EUA há investigação laboratorial acessível para o vírus da gripe), cerca de ¼ foram de crianças abaixo dos 6 meses, faixa etária em que a vacina não é recomendada. Medidas preventivas nesta idade incluem: aleitamento materno, vacinação da mãe e irmãos maiores (contatos), e ambientes saudáveis (embora tais medidas não tenham sua eficácia comprovada).
Destes 160 casos, 15 foram ao óbito (gripes – mas normalmente não resfriados - matam, sim), quase todos eles devidos à pneumonia viral (12 casos).
Por este motivo, a recomendação para vacinação de crianças acima dos 6 meses de idade tem se ampliado a cada ano (uma possível evidência do benefício da vacina foi a constatação de um menor número de casos no segundo período estudado, em que um maior número de crianças havia sido vacinada).

Nenhum comentário: