Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de maio de 2006

Freio de Mão


Todos nós já percebemos como as crianças são guiadas por estímulos no primeiro ano de vida: o estímulo mais forte passa por cima dos outros. Por exemplo, quando o bebê chora de fome (1º. estímulo) e ouve um barulho forte (2º. estímulo), muitas vezes pára de chorar.
À medida que as crianças crescem, tornam-se mais focadas. Assim, quando querem um determinado brinquedo, vão persistir até terem seu desejo atendido (é a fase das “birras”).
A partir de alguns anos de vida, começam a planejar, pensar a longo prazo e levar em consideração o desejo dos outros.
O que muda para que existam estas diferentes fases?
O lobo pré-frontal do cérebro vai se tornando cada vez mais desenvolvido.
O lobo pré-frontal (uma fina camada na parte do cérebro localizada atrás da testa) é a última a se desenvolver completamente no ser humano (só se desenvolve plenamente ao final da adolescência). É esta parte do cérebro a responsável pela chamada função executiva.
Função executiva: a capacidade de decidir (“vou construir um castelo de brinquedo”), planejar (“para isto, preciso deste e daquele material”), executar (o próprio ato da construção) e avaliar (“ih, não deu certo, vou tentar de outro jeito”).
Por isto, não esperemos que crianças e adolescentes tomem decisões plenamente “conscientes” (muitas vezes pais e responsáveis precisam “pensar por eles” - claro que respeitando sua autonomia em formação).

Nenhum comentário: