Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

1 de julho de 2008

Ócio Curativo


Acredito sinceramente que a meditação ainda vai ser meio que obrigatória para grande parte da humanidade.
Pelo fato de ser algo cercado de idéias pré-concebidas – e erradas – mais fácil é falar sobre o que a meditação não é:
Não é algo “agradável de se fazer” (seria melhor definida como uma experiência “potencialmente transformadora”).
Não é um “relaxamento” (ainda que seja um dos muitos objetivos).
Não é algo “zen” ou “místico” num sentido pejorativo (até eu descobri-la, eu mesmo pensava assim).
Não é um exercício necessariamente vinculado a um modo de vida oriental – embora, devagar, o praticante vá se sentindo de forma automática um pouco menos “ocidentalizado”.
A meditação pode ser comparada ao assistir um bom – mas complicado – filme:
Muitos – provavelmente a grande maioria - não vão conseguir ir em frente (pode ser muito mais fácil desistir da empreitada de cara). Outros vão achá-lo extremamente chato, aborrecido, ou não vão “ver nada demais” naquilo.
Os que insistem, entretanto (ainda que com dificuldades, muitos tendo que assistir novamente para uma melhor compreensão), podem – e devem – sair no mínimo com uma experiência de alguma forma enriquecedora.
Cuidado, porém!
A meditação, por ser algo associado com mudanças, com promessas de curas, etc., dá margem a muito charlatanismo (há muito mais besteiras publicadas a respeito do que publicações sérias).
Um bom autor para se conhecer com mais profundidade a respeito é Jon Kabat-Zinn. Há dois livros excelentes: A Mente Alerta (infelizmente, meio difícil de encontrar) e Full Catastrophe Living (apenas em inglês, não se assuste com o título...).

E mais: se você sente que precisa fazer algo com seu ritmo de vida mas tem preguiça de algo tão, digamos assim, exótico ou “transformador”, uma boa opção é o novo movimento – mais simples – chamado de nadismo (isto mesmo, nadismo!), que devagar como o próprio ritmo que prega, está conquistando novos seguidores.

Nenhum comentário: