Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

29 de julho de 2008

Sinusite or not Sinusite?


Um estudo recente publicado na Inglaterra pôs lenha na fogueira da questão: “Precisa ou não precisa tratar a maioria das sinusites”?
A diferença deste estudo para outros é que foi totalmente não-patrocinado por laboratórios farmacêuticos (uma diferença cada vez mais relevante).
E aí, adivinha o resultado?
Pacientes com sinusite “braba”, com dor facial e secreção nasal purulenta (o que excluía a maioria das sinusites mais brandas diagnosticadas por aí) tiveram o mesmo índice estatístico de resolução dos sintomas, tratados com antibióticos e/ou corticóides nasais ou não. E isto em pacientes adultos.
Agora pensa:
Em crianças, o diagnóstico de sinusite já é (ou melhor, deveria ser) uma raridade. Sabendo do fato de que a grande maioria das sinusites não precisa de tratamento para resolução dos sintomas... Bom, o resto você já sabe.
Mais uma:
Adivinha qual foi o maior fator de desistência dos pacientes que participaram desse estudo?
Claro! A exigência dos pacientes para que os médicos os tratassem (com o “pacote completo”: antibióticos, antiinflamatórios, remédios nasais e etc.).

Cruz Crédulos

Shampoos são uma prova freqüente da credulidade dos consumidores (consumidoras, principalmente). Leio num deles: evita o ressecamento, ilumina as mechas, intensifica o brilho e realça os contrastes. Haja química! Fazer chover, ainda não, né?

Nenhum comentário: