Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

28 de setembro de 2007

Corpo Quente


Já perdi a conta do número de vezes que ouvi esta:
“À noite, quando o corpo esquenta, a tosse piora”.
O que é que tem a ver o corpo “esquentar”?
Aliás, para a maior parte das crianças o corpo esfria, pois dificilmente se mantêm agasalhadas ou toleram muitos cobertores, mesmo em tempos frios.
-Então qual é o motivo da tosse piorar à noite?
Dentre outras razões, pelo fato de à noite, a criança estar se movimentando menos, enquanto dorme. Desse modo, as secreções – mesmo que não sejam em grande quantidade – ficam estagnadas nas vias aéreas (na parte posterior do nariz, da garganta e dos brônquios) até que, por defesa do organismo, inicia-se a mobilização: tosse – em crises, frequentemente.
Outro mecanismo importante é a queda natural do cortisol durante o período noturno (o cortisol é secretado em ciclos: aumenta no início do dia “ligando o organismo na tomada”, dando ânimo para as atividades do dia, e diminui durante a noite, quando o organismo deve “fechar para balanço”, descansar). Acontece que o cortisol tem efeito antiinflamatório nas vias aéreas (ação bem diferente, no entanto, dos antiinflamatórios chamados não-hormonais, presentes em muitos medicamentos*). Com isso, a “proteção” natural das vias aéreas cai durante a noite, com acentuação dos sintomas.
O ar frio de certas noites (mas frio mesmo, presente somente em certas épocas do ano e somente em alguns estados do país) também pode irritar vias aéreas, piorando a tosse.
E mais: alérgenos do ambiente (principalmente partes de ácaros presentes na poeira domiciliar) são, para muitas crianças, fator importante na piora das tosses e bronquites.
Um pouco mais complicado do que a temperatura corpórea...
* Antiinflamatórios não-hormonais (diclofenaco, nimesulide, ibuprofeno, naproxeno, etc.) comumente - e indevidamente - usados em quadros respiratórios das crianças podem, no máximo, não ajudar, mas frequentemente pioram o sintoma da tosse.

Ingrato

Pra mim, o termo rede (net) tem outro significado, o metafórico:
Lanço minhas postagens e fico sentado, esperando que um por um, vocês, queridos (as) peixes (as)* caiam – devidamente registrados no sitemeter aí embaixo.
Hoje por exemplo: a pescaria está sendo boa.
(Pena que tenha que devolvê-los intactos.
Eu, por mim, faria de vocês uma boa peixada).
* Alguém aí já pescou alguma “peixa”?

Nenhum comentário: