Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de setembro de 2007

Tira do Sol, Põe no Sol




Sabe aquela informaçãozinha que volta e meia incomoda? Meio como a obrigação de visitar a velha tia que a gente não vê há anos...
Assim é a coisa com a vitamina D e o pediatra.
Alguns dos meus colegas são enfáticos: dê aí essa vitamina D pra essa criança e fique quieta, mãe!
Porém, percebo que eles são logo e frequentemente sabotados (também, quem manda querer dar ordens?).
Assim vamos levando... Mas sabendo que:
A vitamina D é muito importante para ossos saudáveis pela vida mas - mais do que isso - influencia a saúde cardiovascular e a própria multiplicação celular (tendo papel, inclusive na prevenção de alguns tipos de câncer).
A vitamina D mais nobre na ação é aquela produzida pela exposição solar (embora mesmo em países com exposição solar mais freqüente haja muita gente com baixos níveis).
Há muito pouca fonte alimentar de vitamina D (alguns peixes, gema de ovo, fígado e manteiga, além dos alimentos fortificados), o que nos faz pensar que ela seja talvez a única exceção em termos de necessidade de complementação alimentar de rotina (para qualquer idade!).
Diariamente somos invadidos por informações mandando uma hora nos pôr ao sol (vitamina D-motivados, principalmente), outra hora nos avisando para sair do sol (câncer de pele e envelhecimento-motivados).
Então a coisa deve ficar mais ou menos assim:
Guardem um vidrinho de vitamina D (que, desnecessariamente vem associada a vit. A) na farmacinha de casa e, quando lembrarem, uma gota (isso mesmo, uma gota apenas, pelo risco de hipervitaminose em doses maiores) na boquinha de todo mundo (do bebê ao idoso).
Exponham-se ao sol com moderação. Como mostra o artigo de revisão do NEJM, reproduzido em parte no blog da colega americana, braços e pernas durante 5 a 30 minutos por duas vezes na semana nos horários apropriados deve ser suficiente.

Nenhum comentário: