Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

25 de setembro de 2007

Sintonia Fina

O organismo humano constrói diariamente, através da ação orquestrada dos hormônios (da tireóide, das supra-renais, do pâncreas, dos rins, do estômago, do intestino, etc.) um “castelo de cartas”.
Este delicado equilíbrio do funcionamento hormonal, responsável, em última análise, pela gerência da nossa saúde, sofre freqüentes “sabotagens”, externas (como o stress ambiental, alimentos com propriedades químicas, medicações, poluição, etc.) e internas (perda da correta regulação hormonal por doenças genéticas e adquiridas, processos cognitivos – pensamentos – negativos a respeito de nós mesmos ou do mundo que nos cerca).
Alguns destes “sabotadores” não são assim tão facilmente controlados (como a poluição, por exemplo). Outros demandam menos investimentos da nossa parte.
Escolher melhor os alimentos, evitar remédios que não sejam realmente necessários, praticar esportes de forma equilibrada e cultivar uma vida social são, dentre outras, formas práticas possíveis de ser incorporadas para que se atinjam objetivos de saúde.

Suave Veneno

Tenho por norma não comentar sobre pacientes atendidos, mas hoje a exceção vale a pena pelo ineditismo da história:
Estava o menino de 11 meses engatinhando no chão da sala da humilde casa sob o olhar atento da irmã de 4 anos – daí provavelmente a tranqüilidade da mãe – quando um filhote de jararaca preta (perdão, foto de celular) subiu pelo seu frágil corpinho. Ao dar a volta no pescoço do menino (talvez procurando um melhor ângulo para o bote) foi surpreendido pela agilidade do mesmo que, dum só golpe, agarrou-a e tascou-lhe uma gengivada fatal na sua cabeça.
Embora, segundo os familiares, o veneno amarelado tenha se espalhado pela boca da “vítima”, o menino e a família passam bem.
Quanto aos familiares da cobra, ainda não se recobraram.
Honorários?
Cobrei.

Nenhum comentário: