Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

21 de agosto de 2007

Vacinas Off-Free*


(* “Fora das de graça”, seguindo tendência da americanização. Ou seja, pagas, mas a gente gosta de complicar)

Não olhem, pais, com raiva pra gente, e sim:
Primeiro, pra esse “filho da Tuta” de germe.
Segundo (mas muito menos) pro fabricante da vacina que, somadas as quatro doses (aos 2, 4 e 6 meses e reforço aos 12 a 15 meses) tiram de vocês o equivalente a quase um computador (ainda que daqueles bem porcaria, sem Uh, Hebe cã)...
...quando recomendamos que façam a vacina contra o pneumococo*.
É para privilegiados (ainda não está no calendário vacinal oficial, gratuito), mas dentre todas as vacinas que se pode fazer em crianças nos consultórios, é seguramente a mais interessante.
E por que?
Porque desde a introdução da vacina anti-hemófilo (Hib) – outra bacteriazinha filha da mesma Tuta, também causadora de meningite, que anda sumida de circulação desde que entrou pro calendário vacinal oficial – ainda andam “de bobeira” por aí dois tipos de germes causadores de meningites bacterianas, geralmente mais graves: os meningococos (para os quais ainda não se dispõe de grandes proteções vacinais**) e eles, os pneumococos (cuja incidência de meningite cai a menos de 80% na população vacinada).
* O nome pode gerar confusão: embora o pneumococo também possa causar pneumonia, provoca muitos casos de meningites em crianças.
** A vacina contra meningococo C tem sua validade muito questionada por: ter duração de imunidade curta (sua proteção dura poucos anos) e não ser o C o sorotipo mais frequentemente encontrado. Além disso, a vacina poderia induzir mudanças no perfil de germes da população (a vacina contra o meningo C poderia apenas mudar a cara das meningites menigocócicas: geraria proporcionalmente mais casos de B, para os quais há quase três décadas se tenta criar uma vacina sem sucesso).
Obs: há esforço mundial de certas ONGs junto aos laboratórios fabricantes para incluir a vacina contra pneumococo no calendário oficial (já não será sem tempo).

Gente, eu sei:
Vacina é assunto tão chato que um congresso minimamente animado cabe num banheiro.

Além do mais, como vi escrito num pára-choque de carrinho de bebê:
“Se vacina fosse boa, não se aplicava num lugar que vive cheio de m...”

Nenhum comentário: