Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de agosto de 2007

Só Pensando "Naquilo"


Ao ler a tentativa de correlação do conteúdo (letra e mensagem) das músicas ouvidas pelos jovens e o aumento na probabilidade de iniciação sexual precoce, fiquei louco para me imiscuir na discussão. Rende boas conversas.
Fatos:
• Jovens que ouvem mais músicas com conteúdo sexista (sexo retratado de forma “degradante”*, segundo o próprio estudo) tendem a iniciar atividades sexuais mais precocemente (e já aí uma grande dúvida: causa ou conseqüência?). Mesmo quando fatores como religiosidade, controle dos pais, associação com desvios de conduta e outros são considerados.
• Conteúdo sexual tem sido mais freqüente em músicas ouvidas pelos jovens do que em outras mídias.
• Cerca de 40% das músicas ouvidas pela juventude americana tem tal conteúdo (por aqui não deve ser melhor).
• Não são só as músicas. Clips, DVDs das próprias músicas e mesmo o estilo de vida dos artistas preferidos ajudam a moldar comportamentos.
Estudos assim (antropológicos ou sociológicos, essencialmente) dão pistas, apenas. Pois não levam em consideração variáveis biológicas importantíssimas.
Com os famosos hormônios pululantes da pré-adolescência, fica complicado imputar a iniciação sexual apenas à mídia. Além disso, no grosso dos daqui de aquém mar, deseducação, desesperança, ócio e violência ainda devem ser preponderantes.
Aqui, de novo, a maior arma contra os efeitos nocivos (pelo menos 1 em cada 4 jovem ativo sexualmente adquire DST, metade dos novos casos de infecção por HIV nos E.U.A. são em jovens) é a participação dos pais no processo, discutindo e participando, atuando de forma crítica, sem exageros.
* O padrão de comportamento neste tipo de música é o rapaz ser retratado como o garanhão insaciável e conquistador e a moça como um belo (deve ser belo, e aí outro problema) objeto sexual descartável.
Aprofundando na assunção (exagerada? Talvez não): quantos jovens não vivem de forma diferente do que viveriam por terem que agir de acordo com estes padrões (muitas vezes mesmo depois da adolescência)?


E, por falar em adolescente, se você é um, já foi um dia, ou ainda planeja sê-lo, tente resolver a minha, a sua, a nossa...

Sharada:

Curioso
Começa com pai
Mas é a mãe de todo o vício
Te faz sentir vivo
Improdutivo, também
E enquanto não o deixa
O deixa no...
xão

(donde se conclui que estamos nesse mundo pra sofrer mesmo. Inda quando muito bom, sofremos. Tentemos não perder o bom humor, no entanto)

Nenhum comentário: