Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

29 de maio de 2007

(B)Esteira

- A minha filha está meio gordinha, então comprei pra ela uma esteira. Mas ela não quer fazer de jeito nenhum...
Resposta:
- Ora, mas isto é por que você não comprou o kit completo!
- Kit completo? Como assim?
- Faltou a argola de ferro e a chibata.
Gente: exercício físico para crianças e adolescentes (como de resto para qualquer idade) deve ser algo lúdico, divertido! Ou, no mínimo, menos parecido possível com uma sessão de tortura.
Senão dois problemas óbvios ocorrerão:
Seu filho(a) provavelmente odiará fazer atividades físicas com o passar do tempo.
Além disso, parecerá a ele(a) que há um castigo a ser pago por apresentar sobrepeso ou ser obeso.
Então, quando pensar em atividade física (indispensável, devendo ser diária para qualquer criança, obesa ou não, é bom que se diga*), estimule que faça algo mais parecido com o que fazíamos no nosso tempo – tempo em que batata dava em árvore: saíamos de casa no início da tarde e voltávamos à noite, “inventando arte”. Interessante, me lembro bem das milhares de peraltices que fazíamos, mas não consigo me lembrar do que comíamos nestas horas (possivelmente nada, pois “não dava tempo”).
Claro, dirá você: os tempos são outros. Concordo inteiramente! Com essas reminiscências estou apenas tentando dizer que, se tivéssemos esteiras naquela época (Já havia? Ah, já: os Jetsons foram os inventores!) talvez fizéssemos bom uso dela para outros fins, como lança-tortas, por exemplo (aviso: para um bom lançamento, há necessidade de que a esteira seja elétrica).
*Outro detalhe importantíssimo é que atividade física não deve ser feita pra perder peso, e sim porque é importante para a saúde, porque o ser humano não foi feito para não se mexer!

Nenhum comentário: