Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

25 de maio de 2007

Free


Quer mais um motivo para evitar que as crianças consumam muito refri?
A possibilidade (embora ainda não confirmada*) de que cause câncer de esôfago.
Foi o que sugeriu um pesquisador indiano em congresso nos Estados Unidos.
Segundo ele, a simultaneidade na elevação do consumo de refrigerantes e dos casos de câncer não deve ser coincidência (embora se reconheça que estudos epidemiológicos – aqueles que apenas verificam dados da população com o passar do tempo - não possam confirmar a relação de causa e efeito). O autor da pesquisa relata que a exposição freqüente do esôfago a líquidos ácidos (pH abaixo de 4) propiciaria a transformação das células que revestem o esôfago. Somado a isso estão os níveis crescentes de obesidade, um facilitador de refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago, aumentando a exposição ácida do esôfago.

*Pode-se imaginar o lobby existente para que pesquisas do tipo não sejam realizadas (ou pelo menos divulgadas). Além do mais, pesquisas para se confirmar causa e efeito quando se trata de alimentos costumam ser muito longas e cheias de confundidores, o que dificulta resultados conclusivos, infelizmente.

No supermercado onde faço compras, acabaram de instalar um sutil refrigerador cheio de refrigerantes praticamente obstruindo a passagem de quem quer apenas comprar água. Já, já vão inventar um com rodinhas e sensores que realmente não nos deixarão passar.

Nenhum comentário: