Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de janeiro de 2009

Viver Pelo Prazer


“...E não há tempo que volte, amor,
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir...”
(Tempos Modernos – Lulu Santos)

Sexo compulsivo, drogas, álcool, direção perigosa, “altos” sons. O que têm em comum?
Dão prazeres imediatos. São “patadas de cavalo” no cérebro, do mais puro prazer. E de efeito de curta duração. E que geram, após, duas sensações bem conhecidas nos jovens: certo mal estar e necessidade de mais (até para afastar a sensação de mal estar).
Não adianta espernear. A maioria dos jovens tende mesmo a buscar “sensações”. É da idade. É da vida. Até por – como já vimos (jovens têm seu lobo pré-frontal ainda em formação) – questões anatômicas e funcionais. Simplesmente se recusam a acreditar em conseqüências, em conceitos de poupança, em finitude (por este motivo, adolescentes muito certinhos nos dão a impressão de que não são lá muito “normais”).
Além disso, a liberação de uma determinada substância no cérebro, a dopamina, comum a todos estes prazeres, é mesmo “viciante”. E quando há maiores ou menores desequilíbrios em outros neurotransmissores (a dopamina, assim como a serotonina – o “defeito” acusado como principal responsável pela depressão – é um neurotransmissor), é como se a dopamina passasse a ser ainda mais potente em seus efeitos “high”.
Logicamente não devemos apenas nos conformar com a assunção de riscos. Uma palavrinha nos vem à mente quando se trata de contrabalançá-los: valores.
Há jovens que já os têm. Há outros que precisarão aprendê-los a duras penas. Há, ainda, outros, que parecem que são renitentes.
Paciência com estes.
(obs.: há teorias de que pessoas – de qualquer idade – que destroem suas vidas em busca de sensações possam ter níveis baixos de dopamina no cérebro – seriam os que viciam muito mais facilmente)

Nenhum comentário: