Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de janeiro de 2009

Pare, Mas Não Fique Passivo


Quando aquela incômoda (e, em graus variáveis, incapacitante) dor de cabeça da enxaqueca vem, é importante saber o que fazer e - o que não fazer - com ela.
Dentre outras coisas, é importante reconhecer a dor de cabeça como crise enxaquecosa. Principalmente em crianças, os pais têm a tendência a não reconhecer este diagnóstico, impedindo dessa forma os benefícios do tratamento (buscando, por exemplo, diagnósticos mirabolantes, com desperdícios de energia e criando temores desnecessários na criança).
Outras medidas que beneficiam são:
◦ buscar ambiente calmo, com pouca ou nenhuma luz e silencioso (sugeriria um cartaz para afixar na porta do quarto do enxaquecoso: “Não perturbe, enxaquecoso repousando!”)
◦ não deixar de comer, mesmo se a náusea estiver incomodando, pois principalmente em crianças o jejum é fator precipitante importante
◦ não pensar catastroficamente em relação ao significado das dores (estilo: “estou com dor, é muito ruim, mas o meu mundo não vai acabar por causa disso”). Pais (principalmente mães) têm um papel importante aqui
◦ não deixar de usar analgésicos (pouco potentes e mais seguros, de preferência) ao perceber início de crise. Um erro comum é quase nunca querer usá-los “para não acostumar” o organismo. Bem usados, abortam ou diminuem crises mais intensas e dão confiança na melhora para as crianças.
◦ reconhecer os fatores precipitantes, principalmente em períodos mais susceptíveis

Nenhum comentário: