Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de maio de 2008

É Muto Ácalo


Não que você vá dar pro seu filho em crise asmática um ursinho de pelúcia para ele ficar inspirando a noite toda.
Mas um estudo sistemático (compilação de outros estudos) recente mostrou que o trabalho hercúleo – e caro – de tentar se livrar dos ácaros (os grandes vilões das doenças alérgicas) é infrutífera, e provavelmente até ingênua.
Por que?
Além da não comprovação clínica da melhora dos asmáticos quando se tenta de todo jeito eliminá-los (os ácaros, não os asmáticos!), há ainda a questão da impossibilidade.
É como querer propor guerra contra a China. Não dá, é muita gente!
Ácaros se alimentam da nossa pele (que compõe cerca de 80% das partículas em suspensão que vemos quando um raio de sol adentra ao quarto). É um verdadeiro exército de horripilantes criaturas coabitando nossos travesseiros, colchões, cobertas. Não são eles os alérgenos diretos, mas seus cocôs e restos mortais.
Medidas como a aspiração freqüente do quarto, a eliminação de tapetes e carpetes e a desumidificação ajudam a diminuir a população de ácaros e a tornar o ambiente “mais saudável”, mas ainda assim os alérgenos vão continuar ali. E em grande quantidade, não há solução definitiva.
Doenças alérgicas dependem de muitos outros fatores para o controle, inclusive o emocional. Como em outras doenças, algumas vezes o que vale mais é menos stress!

Nenhum comentário: