Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de maio de 2008

Menst Sana


“Se você, minha filha, não queria incômodos com ciclos, períodos, fases e sangramentos deveria ter pedido para ter nascido homem...”

A pressão da indústria já fez com que mães modernosas das décadas de 1950 e 1960 deixassem de amamentar seus filhos porque era “chique” dar leite enlatado (até hoje muitas acham que leite enlatado não vem da vaca!).
A nova onda é: parar de menstruar!
Menstruar pra quê, se podemos abolir quase de vez essa perda sangüínea com medicamentos a baixo custo?
Acontece que – como lembra editorial recente do BMJ (British Medical Journal) – os argumentos contra a inconveniente menstruação não convencem.
Dentre outras falácias, citam as mulheres de tempos antigos que pouco menstruavam por estarem sempre parindo ou amamentando seus filhos. Espera! Há quanto tempo existem conventos? Não havia mulheres “solteiras” - nem as tão pouco atraentes que nem mesmo engravidavam - na antiguidade? Por outro lado, há quanto tempo se toma “remédio” para parar de menstruar? É seguro no longo prazo?
O ciclo menstrual é, antes de tudo, um excelente termômetro sobre a saúde endócrina da mulher. Menstruação excessiva ou ausente (ou a mudança dos seus padrões) chamam a atenção para a possibilidade de que algo deva estar errado com a saúde feminina.

Nenhum comentário: