Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de novembro de 2007

Mundoce



Culpem o tremendo excesso de calorias ingeridas pelas crianças em quase todo mundo.
Mas culpem principalmente – segundo a eminente endocrinologista Dorothy J. Becker, presente no recém-concluído VII Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia, em Florianópolis – o sedentarismo pelo assombroso crescimento nos casos de diabetes na faixa etária infantil (tanto do tipo I quanto especialmente do tipo II, além da associação agora mais freqüente dos dois tipos, pela grande incidência de obesidade).
Há dois motivos básicos pelos quais botamos glicose (diretamente ou pela digestão e transformação de outros nutrientes) para dentro de nossos corpos, além da energia necessária para nos manter vivos: 1) o funcionamento do cérebro (gasto constante seja para não pensar em nada ou para resolver complexas equações matemáticas) e 2) o funcionamento dos músculos. Mas... pra onde vai todo aquela glicose se não mexemos (e se não mexemos não “fazemos”) os músculos?
A resposta é:
Estoque! Na forma de tecido gorduroso que, hoje se sabe, tem importante função endócrina (e – o que é pior – “conspira” para nos deixar mais obesos e predispostos à diabete).
Portanto, pais e filhos, sigam a recomendação daquela famosa dupla de policiais do Casseta e Planeta: mexam já seus traseiros gordos! Saiam da frente desse computador e vão à luta!

Nenhum comentário: