Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de novembro de 2007

D'Evolução




Sua azeitona não está suficientemente azeitada? O pepperoni anda “derrapando nas curvas”? A casquinha parece um tanto “cascuda”?
Recalls eram coisas até há pouco tempo associados a carros. Ou então a eletroeletrônicos ou eletrodomésticos. A onda agora é recall de comida. Isso mesmo, de comida!
Neste mês, 120 milhões de americanos ficarão de boca aberta – prontos para a dentada – e terão que devolver às fábricas todas as pizzas (congeladas) de sabor pepperoni, o sabor preferido dos americanos, segundo a Wikipédia (o pepperoni é uma espécie de salame que combina as carnes suínas e bovinas).
O motivo?
Novo surto de infecção por E.coli O157:H7, aquela mesma bactéria extremamente agressiva (e potencialmente letal) dos hambúrgueres do McDonalds de algum tempo atrás.
E por que satanases isso vem acontecendo ultimamente?
Seguindo o rastro da bactéria até os abatedouros americanos descobre-se que o gado que outrora era alimentado em pasto aberto, agora é alimentado com – apenas – milho. O mesmo abundante milho que o governo americano estimula como monocultura, por facilidades econômicas.
O estômago do bicho (chamado de rúmen), de pH normalmente neutro, torna-se ácido com a nova dieta. É nessa inesperada acidez que a bactéria “aprende” a crescer, desenvolvendo resistência à acidez do estômago humano. Some-se a isso o uso abusivo de antibiótico para otimização do crescimento do animal e as péssimas condições de higiene no confinamento onde ele é criado e pronto! As antigamente inocentes bactérias intestinais (suas parentes menos patogênicas coabitam nosso intestino) agora têm representado novo risco à saúde*, se desenvolvendo em carnes “de fácil acesso”, em redes de lanchonetes e de congelados.
Por isso, fique atento! E por enquanto, reze, pois embora os recalls de alimentos estejam sendo um modismo americano, não sei se você sabe, mas também estamos consumindo alimentos deles.
Uma dúvida me incomoda: o que se devolve quando a pizza ou o hambúrguer já foram comidos?
* A FDA (agência americana que supervisiona alimentos e remédios) diz que podemos ficar tranqüilos: a carne vermelha será devidamente irradiada(!).




Último Bastião

Não sei se repararam, mas uma nova – mais uma! – revolução tecnológica acaba de chegar “às bancas”.
Agora é com os livros. O kindle, uma parafernália que os transformará em objetos (quer dizer, deixarão de ser objetos) mais baratos, mais fáceis de serem comprados (um click - sem fio, sem acesso, sem precisar, portanto, pensar para serem consumidos).
Bill Hill, o homem da Microsoft por trás da tecnologia do e-reading (a leitura digital) pergunta na Newsweek desta semana: “Vocês realmente acham que nós ainda estaremos cortando árvores, transportando às fábricas, transformando-as em polpa, transportando a outras fábricas para serem prensadas em folhas, embarcando para outro local para pôr marcas sujas nelas, cortando, encadernando e mandando livros para o mundo todo daqui há 50 anos?”
Livros, então, também começam a ser mais descartáveis. E, justamente por conta disso, menos apreciados. Como tem soído acontecer.
(P.S.: ia encomendar o meu, mas ainda é só para americanos...)

Nenhum comentário: