Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de outubro de 2007

Que &*$¤‡Ω de IMC é Esse?


No início, era apenas o gráfico de peso (idade na linha horizontal e peso na linha vertical). Baseado nele, dizíamos: olha, você está gordinho (ou magrinho). Seu peso está acima (ou abaixo) da média (para determinada idade).
Após algum tempo, alguém argumentou:
-Mas, espera... Como é que você pode me dizer que estou magrinho ou gordinho neste gráfico se você não está levando em consideração minha altura?
Claro! Alguém muito alto com um peso “X” é muito mais magro que alguém muito baixo com o mesmo peso!
Criou-se então a avaliação da massa corpórea, que, pode-se dizer, é a mescla do gráfico “peso x idade” e o gráfico “altura x idade”, numa tentativa de se eliminar as distorções provocadas por diferentes alturas na avaliação do peso. Além disso, a massa corpórea (dada pela continha chata do peso dividido pela altura vezes a altura) reflete com alguma confiabilidade a porcentagem de gordura corporal*. Pessoas com IMC (índice de massa corpórea, o resultado da continha chata) elevado são consideradas obesas (para crianças e adolescentes foi criado um outro gráfico para esta avaliação: idade na linha horizontal e IMC na linha vertical).
Parece complicado, eu sei, mas é como computador: quando se mexe um pouco, se aprende fácil, fácil.
*A porcentagem de gordura corporal (o quanto do peso de cada um é em “gordura”) pode ser medida de várias formas: com réguinha de medição das dobras da pele, com aparelhos de impedanciometria, com tomografia, etc.

Nenhum comentário: