Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de outubro de 2007

Corredor das Inflamações


Imagine um corredor (fictício, claro, se você o está imaginando).
Após algum tempo percorrendo este corredor, chega-se a uma bifurcação. Dois novos corredores, fechados por portas.
O primeiro corredor leva a um quarto com um nome na porta: Prostaglandina (é o quarto das inflamações comuns).
O segundo corredor leva a outro quarto, chamado Leucotrieno (é o quarto das bronquites e asmas, também inflamações, mas um pouquinho diferentes das aqui chamadas de “comuns”).
Ao se entrar no corredor inicial, antes da bifurcação (chamado de Corredor do Ácido Araquidônico – mas pode esquecer o nome), não há mais volta: ou se vai ao quarto Prostaglandina ou se vai ao quarto Leucotrieno. A porta da Prostaglandina (das inflamações comuns) já está meio entreaberta, é a porta pela qual se entra com mais facilidade. Quanto está chaveada (os antiinflamatórios são as chaves que impedem a entrada), não há outra saída a não ser chegar ao quarto do Leucotrieno (das bronquites e asmas).
Você que é esperto, já deve ter percebido:
Quando se usam antiinflamatórios para pacientes com asma ou bronquite (ou mesmo para os que apresentam asma ou bronquites “disfarçadas”, apenas com tosse), fecha-se a porta da inflamação comum (seja qual for a intenção original de quem prescreveu ou usou o produto). Mas abre-se a porta para a piora dos sintomas asmáticos (ou “bronquíticos”): menor produção de prostaglandinas, maior produção de leucotrienos.
Não esquecendo que medicações com este efeito (antiinflamatório) vão desde o antiguinho ácido acetil-salicílico, ou AAS, (hoje em dia menos usado, mas ainda muito do gosto das vovós, até pelo fato que muitas delas mesmas usam para prevenção de problemas cardiovasculares) até o da modinha ibuprofeno, o diclofenaco (ainda muito usado) e a nimesulida.
E adivinha qual a medicação que está sendo cada vez mais usada – com razoável sucesso - para tratamento profilático das bronquites e asmas?
Acertou. Anti-leucotrienos.

Parodiando o Augusto, aquele, o dos Anjos:

“Toma uma agulha
Fura o teu bornal
A boca que elogia
é a mesma que mete o pau”.

Nenhum comentário: