Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

13 de abril de 2007

Embananado


Não bastasse o Guga, agora Romário na sua ridícula busca pelo milésimo gol (999 não é mais bonito?) também andou recorrendo à famosa banana para “repor potássio muscular”.
A narração do que se passou no seu organismo após o emocionante jogo contra o Botafogo – no qual Romário, se estivesse em condições, deveria ter batido um dos pênaltis - poderia ser resumida assim:
“Banana mastigada passa para o esôfago, que lança rapidamente para o estômago, que toca de lado para o intestino delgado. A veia porta abre-se ligeira pela esquerda. Mata no peito o potássio digerido e avança com ele em direção à grande circulação. Lança na área: artérias, arteríolas, capilares e... Goooool! Balançam as redes da musculatura esquelética!”
Ocorre que a coisa, como dá para imaginar, não é bem assim.
Dentre outros motivos, porque contra a fadiga muscular não há – ainda – remédio algum, a não ser o reclamado repouso (ainda mais no caso do quarentão Romário* – seus dois ou três piques em campo lhe têm sido muito estafantes).
Além disso, de onde veio a idéia de que está “faltando potássio” no músculo? O trabalho de Ascensão e colaboradores mostra que na fadiga muscular justamente o contrário acontece (sobra potássio, que se torna indisponível para o músculo fatigado).
E mais: como tudo no organismo, a musculatura exaurida exibe um complexo conjunto de alterações bioquímicas (cálcio, fosfato, lactato, hidratação, etc.) que somente se resolve – de novo – com repouso muscular. Somente o próprio organismo é inteligente o suficiente para resolver o imbróglio bioquímico imposto pelo excesso de atividade.
Nada contra a banana (já contra o Romário...), mas se a falta de potássio fosse o problema a banana iria piorá-lo, pois o carboidrato digerido juntamente com o potássio provoca liberação de insulina no sangue, o que causa a diminuição do potássio sangüíneo.
Mas vamos parar de falar nesse assunto, do qual tanto eu quanto o dono da bananeira entendemos muito pouco (*provavelmente teria sido melhor tê-lo feito mascar um rabanete).

Nenhum comentário: