Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de novembro de 2006

Tolerância Zero


Frequentemente vejo mães olhando com olhar de vítima para seus filhos dizendo: “Ele tem intolerância à lactose...”
Mais uma daquelas situações em que morremos de vontade de dizer:
“Grande coisa!” (mas eu me seguro – na maioria das vezes, pelo menos).
Como mostra recente revisão sobre o assunto no Pediatrics, cerca de 70% da população mundial vai “passar mal” ao ingerir uma quantidade maior de leite. Ou seja, se seu filho é intolerante à lactose, parabéns! Ele está com a maioria!*
Então não se deve fazer drama. Há várias opções:
Em primeiro lugar, até certa quantidade de leite ou derivados são tolerados pelos intolerantes. Além disso, o consumo regular do leite deve, com o passar do tempo, “acostumar” o organismo com maiores quantidades.
Há, ainda, várias opções para os que não toleram o leite, como os iogurtes (as bactérias do iogurte pré-digerem parte da lactose) e os leites com baixo teor de lactose.
E mais: a ingestão de outros alimentos juntamente com o leite diminui os sintomas da intolerância (diarréia, “estufamento”, dores abdominais, náuseas, vômitos). Outra opção é dividir o volume total do leite diário em porções menores durante o dia.
*Importante saber que, embora os sintomas sejam desagradáveis, não causam qualquer dano ao aparelho digestivo (o único “senão” é que, ao se recorrer ao uso de produtos com baixo teor de lactose, a absorção do cálcio alimentar diminui).

Nenhum comentário: