Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de agosto de 2010

A Angústia do Bem Estar


À medida que o país vai melhorando, vemos um fenômeno cada vez mais freqüente – e, de certa forma, aborrecedor – nos consultórios médicos:
É a história do check up, do “vim para ver se está tudo bem”.
Quem despertou para a relação da condição social com este tipo de consulta foi o ex-médico de família (agora escritor) francês Marc Zaffran no seu blog.
Zaffran sempre se incomodou com este tipo de consulta (afinal, se você está bem, pra que ficar procurando chifre em cabeça de cavalo?). E, meditando sobre o assunto, teorizou sobre suas causas.
Dentre outros motivos, cita o fato de que a moçada que está por aí (nascidos a partir dos anos 50-60) nunca viveu períodos de fome, não conheceu guerras, não passou por epidemias importantes.
Vai daí que o presenciar uma morte a nossa volta virou um fato relativamente raro. Então nos angustiamos com nossa “quase imortalidade”, e quase só somos lembrados de que um dia morreremos pela mídia, pelo marketing dos “cuidadores da saúde” como empresas seguradoras, indústria farmacêutica e, mais recentemente, clínicas e hospitais.
E tome exame! E tome consulta de check up! E tome mobilização da infra-estrutura da saúde por bobagens, em detrimento dos que precisam...