Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

22 de fevereiro de 2008

Papai na Seca (versus Filhos Idem)

Mães de lactentes, ao solicitarem de seus ginecologistas algum método contraceptivo, deveriam ouvir a pergunta antes da resposta:
-Deseja continuar amamentando?
E, a partir daí, ter apresentadas as opções de contracepção.
Como já vimos, a glândula hipófise concentra quase todo o trabalho de produção hormonal da mulher. Como produção de prolactina (hormônio do leite) e outros hormônios femininos responsáveis pelo ciclo menstrual andam colados, na mesma “fábrica”, a interferência com um costuma alterar o outro.
É o que vemos na prática:
Praticamente todos os métodos contraceptivos hormonais (pílulas e injetáveis) costumam levar a uma diminuição na produção do leite materno, em alguns casos de forma muito pronunciada (mesmo as famosas pílulas de progestina que “não interferem com a amamentação”).
Parece a nós, pediatras, muita insensibilidade a troca dos grandes, enormes benefícios do leite materno pela “comodidade do leito conjugal” neste período. Mas, como não somos nós que mandamos...
Digo sempre aos pacientes (àqueles que entendem e podem, claro) que o melhor método contraceptivo no período de amamentação é o método de barreira. E dentre os métodos de barreira, não há melhor do que uma parede: quartos separados!

Nenhum comentário: