Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de janeiro de 2007

Mágica


A real ciência trabalha arduamente e a passos lentos, embora em ritmo progressivamente acelerado. A mídia (entidade cada vez mais abrangente) é quem se apressa na divulgação – e muitas vezes na distorção – dos fatos.
Como na questão das células-tronco.
Embora seja inegável seu potencial “curativo” para doenças para as quais pouco ou nenhum recurso existe atualmente, há ainda milhares de questionamentos sobre riscos associados ao seu uso, como o aparecimento de doenças chamadas auto-imunes (em que a imunidade do indivíduo volta-se contra ele próprio, como no caso de várias das doenças reumáticas e neurológicas), doenças endocrinológicas (pela desregulação do delicado equilíbrio hormonal com que somos construídos), a formação de tumores, além da provável necessidade do uso de medicações imunossupressoras e antibióticas por longo prazo ou pela vida toda.
A verdade é quase desanimadora para aqueles que – por desconhecimento – pensam que vem logo por aí soluções “mágicas” para problemas de saúde.
Não devemos, entretanto, desanimar, mas ainda a prevenção e o conhecimento são as grandes armas na luta contra a maioria das doenças. Pena que sejam ainda aparentemente tão difíceis de serem postas em prática.

Nenhum comentário: