Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de outubro de 2006

Veja Lá o Que Você Vai Dizer, Meu Filho!


A maneira de se constatar verdades na Medicina (bem como em qualquer área da Ciência) no passado recente era, digamos assim, meio “torta” (tão torta quanto a deliciosa torta das nossas queridas vovós, que era quem costumava entender mais de Medicina nas famílias, posto que até hoje elas não se conformam em ter perdido).
Então, ao se constatar, por exemplo, que num grupo pequeno de pessoas, quem tinha olhos castanhos tinha mais espinhas na face, isto logo virava uma regra, uma verdade*.
Maus cientistas (principalmente mal-intencionados) e indústrias farmacêuticas** tentam ainda hoje se utilizar destes artifícios para “criar” verdades que possam lhes trazer benefícios, como um impulso nas vendas. Por isso, não há outra saída, como já se sabe, que não seja uma antena mais ligada através da educação dos profissionais e da própria população, alvo principal das farsas metodológicas.
(* uma das maneiras de se corrigir erros como este seria aumentar o tamanho da amostra estudada: se em um grande número de pessoas esta relação se confirma, provavelmente é verdade, mesmo).
** Criar fatos que justifiquem suas vendas sai muito mais barato para as indústrias do que reinvestir em pesquisas quando suas drogas se revelam serem só isso mesmo: drogas!

Nenhum comentário: