Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de outubro de 2006

Onde Está o Porco?



Como é que se pega a neurocisticercose, uma doença potencialmente grave, que pode levar à morte e, apesar disso, totalmente evitável? (veja na figura da ressonância magnética, um cérebro que parece “crivado de balas”, está na verdade crivado de cisticercos).
Comendo carne de porco infectada com Tênia! Dãr!...
É a resposta de muita gente boa (estou preconceituosamente me referindo à pessoas que estudaram – médicos, inclusive).
Um dos enganos mais freqüentes da Medicina, como explicou recentemente o neurologista Luis dos Ramos Machado, no programa do Jô. Quando o homem ingere a carne infectada com “canjiquinha” (o próprio cisticerco, a larva da tênia, alojada na carne do porco), o que ele desenvolve é a teníase do porco, uma doença parasitária sem maiores conseqüências.*
Já quando o homem “pula” o hospedeiro intermediário, ou seja, quando ingere diretamente os ovos da tênia (ovos que são extremamente resistentes à destruição no meio ambiente), aí sim, é que a cisticercose pode aparecer (é quando o ciclo “se quebra” – na figura: homenzinho A evacuou “na natureza” e o homenzinho do canto direito comeu os “ovinhos”, sem passar pelo porco).
E de que forma se ingere ovos da Tênia do porco?
Mais facilmente do que se pensa, principalmente em países com menos condições de higiene: através da ingestão de água não tratada, alimentos contaminados (principalmente alguns vegetais e frutas) ou mal lavados, através da auto-infestação (muito comum – quantas pessoas realmente lavam bem as mãos após fazerem seus “número dois”?) e, acredite, até através do sexo oral (pela proximidade da “fonte”, ou seja do ânus)!
*A importância da teníase acaba sendo maior justamente pela possibilidade de se passar a cisticercose para os outros ou para si mesmo.
(Obs.: a tênia da vaca não causa cisticercose).

Veja a difusão do desconhecimento: tenho em minhas mãos um volume do Dicionário Larousse da Língua Portuguesa que me diz que “cisticercose” é “a infestação parasitária dos tecidos e órgãos por cisticercos, provocada pela ingestão de larvas de tênia contidas em carnes” (!) e “cisticerco” é “a larva de platelmintos cestóides, como as tênias, que o homem pode adquirir pela ingestão de carne mal cozida, ou crua, de porco ou boi” (!!).
E eu ainda não o joguei no lixo...

Nenhum comentário: