Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

15 de dezembro de 2015

Aposta


Quando uma criança se mostra "boa de bola", um problema se cria no seio da sua família, principalmente se for uma família de baixa renda.
Por que?
Porque todas as fichas começarão a ser apostadas nesse novo talento. E na maioria das vezes esse talento, no confronto com outros talentos, não se mostrará tão espetacular quanto inicialmente se achava.
Alcançar o sucesso em qualquer profissão é difícil. Mas não se começa sonhando com o topo. Vai-se aos poucos pensando em algo mais. 
Nesse tipo de atividade - como com o sonho de ser uma modelo, no caso das meninas muito bonitas - já se começa mirando o topo. Não seria tão problemático, se não fosse fazendo com que os sonhadores fossem abdicando das conquistas mais realistas.
Além disso, no caso mais provável do fracasso, sente o jovem a frustração somada de todos aqueles que de alguma forma investiram nele.
Isso acontece pouco?
Não. Quase toda família tem uma ou duas dessas histórias para contar. Há países mais pobres, inclusive, que "exportam em bando" esses possíveis talentos para depois se tornarem marginalizados quando o esquema falha.
Pais fazem melhor quando ensinam que profissões vinculadas ao "enorme sucesso (futebolistas, modelos, cantores, escritores, atores) vão ser um muito desejado efeito colateral do talento. Mas que é bom se preparar pra um honesto ganha-pão no caso da coisa não dar muito certo.