Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de dezembro de 2014

Você (Literalmente) É Aquilo Que Você Come


Nossas bactérias intestinais influenciam o funcionamento do intestino. O funcionamento intestinal envolve a produção e regulação de hormônios e neurotransmissores (serotonina, dopamina, etc.). Esses hormônios e neurotransmissores influenciam diretamente no comportamento humano.
Logo, tudo o que influencia as bactérias do nosso intestino (como o que se come, por exemplo) influencia na mesma medida nosso próprio comportamento.
Seria muito difícil de acreditar, mas há estudos mostrando que floras intestinais transplantadas de animais calmos, relaxados para animais ansiosos modificam seu comportamento (o mesmo ocorrendo na direção contrária). É o relato de especialistas da área (neurogastroenterologia) franceses no programa "Le ventre, notre deuxième cerveaux" ("O ventre, nosso segundo cérebro"), que foi ao ar na rádio France Info (o mesmo tema foi transformado num documentário acessível no Dailymotion).

Muito cedo para implicações práticas em termos terapêuticos (e já estão de olho aí as indústrias com os enganosos pré e probióticos). Mas não há dúvida de que profilaticamente as velhas recomendações do parto normal (por influenciar a flora bacteriana do bebê pela passagem por um canal do parto contaminado, servindo para a criação da sua própria flora), da amamentação (vital na seleção de uma flora bacteriana futura mais saudável) e de uma alimentação mais natural e diversa contribuem na formação de pequenos seres mais equilibrados do ponto de vista emocional.